quarta-feira, 26 de junho de 2024

Califórnia de motorhome - Abril/2024 (Dias 1 a 9)

  Lia, 

a aventura da vez foi desbravar a Califórnia de motorhome! Foram 2.769 kms em 17 dias e, olha, poderiam ter sido mais kms, se seus pais não estivessem tão na vibe de juntar viagem com férias, ou seja, viajar e também não fazer muita coisa. Descansar um pouco, literalmente.

Retiramos o motorhome na Cruise America de Los Angeles, cujo atendimento é bem ruim, já fica a ressalva. O aluguel foi através da Motorhome Trips, empresa brasileira e muito boa, com o procedimento praticamente igual ao descrito no post sobre a viagem anterior de motorhome, aqui. O aluguel do motorhome, já considerando toda a quilometragem rodada, o uso do gerador e o seguro total (sem franquia), ficou por volta de $ 2.000. Tivemos um problemão com a água do motorhome, pois a Cruise America nos entregou um veículo winterizado (produto químico colocado na água para evitar o congelamento no inverno). Depois de muito estresse tentando arrumar isso e reclamações, nos devolveram o valor de $400 pelos transtornos causados.

Chegamos em Los Angeles com a Copa Airlines (que eu agora chamo carinhosamente de nova Avianca, porque tá uma miséria de tudo, inclusive de cobertor -  friaca e nao deram cobertor, os que pediram no começo do vôo garantiram o seu, mas foram bem poucos). As passagens foram emitidas com milhas Azul, 77K o trecho. Ah! Na sala VIP, antes de embarcar, encontramos sua dentista, Dra. Taís. E naquele mesmo dia você já tinha encontrado com ela em uma consulta. Ela e o mrido foram no mesmo vôo até o Panamá. Coincidências!!!

Adorei essa foto. Parece que a longa rodovia impôs limites para as núvens.

Alterando nossos hábitos, dessa vez levamos muitas malas para levar a tralheira necessária para o motorhome (roupas de cama e banho, itens de cozinha), a ideia era comprar o menor número de coisas possível! Com o dolar passando de R$ 5,00, e com direito a 3 malas despachadas, qualquer economia vale a pena.


Dia 1 - Chegamos!

Chegando em Los Angeles, enfrentamos mais de 2 horas de fila na imigração! Por lá, até o aeroporto é congestionado! Descobrimos depois que estávamos nos dias anteriores ao festival bombado Coachella, então trânsito e gente era o que tinha por aquelas bandas. Imigrados, com todas as malas, e depois de comprar um sanduíche de aeroporto por $15 (achávamos que você não o comeria, porque não tinha nada a ver com seus gostos alimentares até então, mas você comeu e se lambuzou de um sanduba de  queijo e presunto, o que amenizou a dor dos $15 num sanduíche frio e ainda abriu as portas pro café da manhã com mistos quentes por toda a viagem!) pegamos um Uber por $51 (distância de 10km) até nosso hotel em Hermosa Beach, Quality Inn & Suite Hermosa Beach. A diária foi paga com pontos Azul (47.254). O hotel é bem ok, quarto imenso, boa localização para dar uma volta pela orla. O café da manhã tem o básico, para uma noite foi mais que suficiente.

Vista do nosso quarto! Pena que o dia estava super nublado.

Deixamos as malas no hotel e almoçamos no Ready Fit Go, uma loja/mercado de comidas frescas. Você escolhe a opção na geladeira e, se optar por comer por lá, esquenta no microondas e usa uma das poucas messa disponíveis. Os pratos princípais custam em média $13.

 



Daí fomos seguindo para a orla de Hermosa Beach pela Pier Avenue, uma avenida chamosa, com um monte de lojas lindas e restaurantes bacanas e que desemboca no pier. Mesmo com o dia nublado e frio, tinha muita gente na praia, até na água surfando, correndo na orla, crinaças brincando. Bem alto astral!

Entrada do Surf  Legends Memorial

Hermosa Beach 9/11 Memorial

O banco do memorial é cheio de botões, e ainda nao consegui descobri se esses botões tem a ver com o número de mortes, com as roupas das vítimas ou se é só arte mesmo.

Hermosa Beach Pier. Bem na beirinha do Pacífico. Seguindo reto, chegaríamos ao Japão :-)

Hermosa Beach Pier.

Na manhã do dia seguinte, antes do checkout, resolvemos perambular para a região oposta. Destaque para o carro de entrega do restaurante peruano.

Isso é muito coisa de filme americano!


Dia 2 - Pegar o motorhome na Cruise America

Pegamos outro Uber ($45 - distancia de 17km) em direção à Cruise America para retirar o motorhome. Dessa vez alugamos o C21, menor que o anterior. Mais fácil de estacionar e andar em vias perquenas e paertadas, mas também menos conforto por dentro. Banheiro bem apertadinho e cozinha sem muito espaço na bancada. Se o roteiro não passa por pistas estreitas ou não exige motorhomes menores para acesso de algumas vias, pesando prós e contras, acho que o C25 é mais interessante.

Nosso roteiro pela Califórnia foi: Joshua Tree National Park, Palm Springs, Anaheim (Disney), Sequoia e Kings Canyon National Park, Yosemite National Park, Monterey e Carmel e descer a hihgway 1, voltando para Los Angeles.

Nosso roteiro foi mais ou menos esse. Sim, tivemos um big azar com um desmonronamento na Big Sur e não vimos a maior parte dela.

Os Apps salvadores de vida para achar campings, pernoites gratuitos e dump station foram o RV Parky e, especilamente, o iOutlander. Park4night também ajudou.


Saimos da Cruise America direto para as beiradas do Joshua Tree. A intenção era pernoitar gratuitamente em algum Walmart (onde já faríamos as compras de comida e itens de sobrevivência) o mais perto possível para chegar ao parque cedo no dia seguinte.

Mas, trânsito! Muito! Coachella, lembra? Era também para aqueles rumos. Levamos 2h e 53m para dirigir 113km. Resolvemos parar antes, comer, fazer as compras, e depois decidir se seguiríamos viagem.

Paramos então no Walmart em Moreno Valley, jantamos no El Pollo Loco ($27 - simples, mas eficiente) e então seguimos mais 87km até o Walmart onde pernoitamos, em Yucca Valley. Uma pena que nesse último trecho já era noite e não pudemos curtir o visual desértico da estrada, mas vimos muitas luzes e agito por causa do Coachella.




Percorremos 218 km em 04h29m
Paradas:
Walmart (compras): 12721 Moreno Beach Dr, Moreno Valley, CA 92555, Estados Unidos
El Pollo Loco: 12821 Moreno Beach Dr, Moreno Valley, CA 92555, Estados Unidos
Walmart (pernoite): 58501 29 Palms Hwy, Yucca Valley, CA 92284, Estados Unidos

Dia 3 - Joshua Tree

Na manhã seguinte, dirigimos 6,5km até o Joshua Visitor Center, onde compramos o passe anual dos parques da Califórnia. Custou $80, e como nosso objetivo era visitar 3 parques, valeria mais a apena do que pagara s entrdas dos parques separadamente.



O dia foi todo dentro do Joshua Tree. Que parque lindo! Surpreendeu. Tantas formações naturais, de pedra ou de árvores, muito cinematográfico e diferente! Incrível. Filha, você até ficou em dúvidas se aquilo tudo era natural e questionou como é que alguém "tinha feito aqueles tipos de pedras". Foi um dia gostoso, céu azul, várias paradas pelo parque, trilhas, fotos. 

Joshua tree é a árvore típica do parque, chamada Yucca brevifolia.

Se vir uma montanha de pedras e der pra escalar, escale!


Joshua tree na trilha Barker Dam Trail, um canto do parque desértíco com água. A represa em si é boba, mas a caminhada em looping, de mais ou menos 1 milha, é bacana e Lia curtiu. Almoçamos no esatcionamento da Barker Dam Trail.

Keys View. Um mirante com um desbunde de vista do vale da cadeia de montanhas! Trilha pouca e boba, estacionamento bem pertinho!

Nosso motorhome láaaaa no estacionamento. Eu tive a idéia genial de a gente tirar um cochilo no motorhome e assim fizemos. Dormimos umas 2 horinhas enquanto o sol dava uma baixada. 

Skull rock. 

Cholla Cactus Garden, um lindo e perigoso jardim de cactos. Tem uma passarela, mas tem que ter cuidado. Esses espinhos são beeem afiados e ficam grudados na pele..


Muitos cactos! E também vimos um cacto morto. Lia ficou impressionada.



Acessamos o parque pela entrada norte e saímos pelo acesso ao sul, parando em pontos interessante, famosos, bonitos ou só convenientes mesmo. Dentro do parque não tem sinal de internet. Apesar de o parque ser pequeno e bem sinalizado, é bom baixar o mapa off line do Google Maps.


Saimos do parque no fim do dia e achamos por bem encontrar um camping para a gente tentar amenizar o problema com a água  Acabamos parando no Fraternal Order of Eagles, um camping para associados "The Eagles", mas, como tinha vagas, nos permitiram pernoitar. Giramos bastante a água do motorhome para ver se tirava todo resíduo do anticongelante. Melhorou, mas não resolveu.

A noite, a gente ouvia um pouco da música vindo do Coachella.
 
Percorremos 31,7 km em 06h36
Paradas:
Valero (posto de gasolina): 61794 29 Palms Hwy, Joshua Tree, CA 92252, Estados Unidos ($73,39)
Fraternal Order of Eagles (pernoite): 46425 Tyler St, Coachella, CA 92236, Estados Unidos. Camping com todas as conexões, por $42,50

Dia 4  - Palm Springs

Acordamos cedo para seguir para Palm Springs, mas não tão cedo como o papai, que resolveu fazer uma corrida longa no deserto sem água, sem gel, correndo de cachorros e abelhas. Viva o papai!

10km indo + 10km voltando e histórias emocionantes de quase morte. Perguntem para ele quando o encontrarem!


Enquanto o papai corria, a gente fez dever de casa! Lembrando: levamos os livros de português e matemática e fizemos os deveres de casa na viagem Foi bem proveitoso.

Em Palm Spring tem um bondinho gigante e giratório que passeia pelas Montanhas de San Jacinto. Chama-se Palm Springs Aerial Tramway. É bem legal. Sobe muuuito alto (altura em entupir o ouvido), a vista é linda. Lá em cima tem várias atividades, trilhas, esqui, brincar na neve. Tem até um pequeno museu de animais das montanhas. A gente não programou nada, porque como a gente de viagens eu tô uma ótima servidora pública que trabalha demais da conta. Mas fica a dica! 









Almoçamos no restaurante principal (caro e mediano) e descemos a montanha dançando e chupando pirulito de escorpião.


Daí, rumamos para Anaheim porque os próximos dias seriam Disney! No caminho, paramos abastecer, num Target para comprar comida e chegamos no Anahein Harbor RV Park umas 19 horas.




Percorremos 203 km em 03h27
Paradas:
Food 4 Less Fuel Center (posto de gasolina) - 12250 Perris Blvd, Moreno Valley, CA 92557, Estados Unidos ($150)
Target: 3520 Tyler St, Riverside, CA 92503, Estados Unidos ($69,33)
Pernoite: Anaheim Harbor RV Park ($228,15 por 3 noites, com todas as conexões - água, luz e esgoto).

Dia 5 - Disneyland Park

O Anaheim Harbor RV Park é um ótimo camping e fica "perto" da Disney. Dá uns 25 minutos andando, cerca de 2km. Um Lyft sairia uns $6. É legal ver os fogos do Disneyland Park do camping.



Nesse dia, visitamos o Disneyland Park. Disney, né? Legal demais, cansativo demais, caro demais!  Arrependi de não ter comprado o fura fila por $30 por pessoa. Fica a dica. Destaque para a área do Staw Wars, é incível! Lilica teve coragem de ir em montanha russa! Encontramos a Lelê! Foi um grande dia :-)









A própria Branca de Neve com seus bichinhos



A estratégia para aguentar o tranco foi chegar cedo no parque, voltar para o camping umas 15h30 e retornar para o parque a noite. Outra dica: os parque ficam muito maravilhosos iluminados.

Parada:
Pernoite: Anaheim Harbor RV Park ($228,15 por 3 noites, com todas as conexões - água, luz e esgoto).

Dia 6 - Disney California Adventure Park

Dia de Disney California Adventure Park! O arrependimento de nao ter comprado o fura fila foi pior nesse dia. Quanta fila!!!

Apesar disso, nos divertimos demais. Encontramos personagens, fomos nas atrações que queríamos, teve emoção.











Chegamos cedo no parque, saimos umas 14h, almoçamos no McDonalds que tem em frente, voltamos para o camping, descansamos e retornamos para o parque a tardinha. 

Parada:
Pernoite: Anaheim Harbor RV Park ($228,15 por 3 noites, com todas as conexões - água, luz e esgoto).

Dia 7 - Deslocamento

Dia de seguir para o Sequeoia National Park, chegar até o mais perto possível. Mas, antes, passamos na Cruise America de Los Angeles para tentar resolver o problema da água! Spoiler: não resolveu. Ô povo ruim de serviço aquela agência de Los Angeles. Credo! Fizeram o que já havíamos feito, nos devovleram o RV com o banheiro todo molhado e com o tanque de água suja cheio. Ah, nem. Reclama, resolve, reclama, cara feia. 

Cada estrada linda!



Cada pessoa linda!

A comidinha básica do dia a dia.




Seguimos viagem e, como era um dia de deslocamento, aproveitamos para fazer algumas paradas necessárias, como Guitar Center (as always!), Nike Store. Passamos por imensas plantações de laranja, mamãe sentiu cheiro de jasmim (mas parece que era laranjeira mesmo!). 

Dormimos num Walmart em Porterville e, enquanto o papai corria, Lilica e mamãe foram zapear na Marshalls e Dollar Tree que tinham por perto.

Nota mental e dica importante: a Dollar Tree é um lugar muito barato e por lá se resolve muita coisa. Para compras de mercado (limpeza, itens de cozinha, etc), passem primeiro na Dollar Tree. O que não for encontrado lá, deixa pra compar no Walmart ou whatever.


Percorremos 329 km em 04h44m
Paradas:
Cruise America: 2233 E 223rd St, Carson, CA 90810, EUA
Guitar Center: 24961 Pico Canyon Rd, Stevenson Ranch, CA 91381, EUA
Nike Store: 25620 The Old Rd Suite P, Stevenson Ranch, CA 91381, Estados Unidos
Walmart (pernoite): 1250 W Henderson Ave, Porterville, CA 93257, EUA


Dia 8 - Sequoia National Park

O dia foi fantástico! Que maravilha que é o Sequoia National Park. Dentro do parque o sinal de internet é bem ruim.

Acordamos cedinho e tomamos café da manhã já dentro do parque.  Passamos pelo camping que a gente tinha programdo de dormir, o Horse Creek, e acabou não rolando, mas fica a dica: é maravilhoso!!! Beira do lago Kaweah, rodeado de montanhas. 

Seguimos por dentro do parque pela Generals Hwy, uma pista belíssima na beira de penhascos. Pista sinuosa, ladeada por montanhas bem verdinha e lagos. Sorte que alugamos um motorhome menor dessa vez, porque essa pista tem restrição pelo tamanho do veículo, de tão sinuosas que são várias curvas. 




Seguimos mais um pouco e fizemos outra parada no Tunnel Rock e na Hospital Rock. O lance é ir parando, curtindo, escalando pedra. 






Fomos seguindo pela Generals Hwy e a estrada só ficava mais bonita! E mais alta! Não era estrada com subida íngreme, mas é sempre subindo, leve e continuamente, com muitas curvas.






Até que chegamos num ponto em que as maravilhosas sequóias começam a dar o ar da graça!

The Four Guardmen




Logo após as The Four Guardmen se chega à  The Giant Forest, ao Giant Forest Museum e à árvore Sentinel. O museu é pequeno, mas bem interessante, vale muito a parada! Adoramos as comparações dos tamanhos das sequóias com outras coisas gigantes do mundo, como foguetes, elefantes. Na frente do museu, está a Sentinel Tree.

É grande, mas não muito. A classificação dela é 43ª árvore mais grande do mundo.

Ainda tinha bastabte neve no parque.

Seguimos pela estrada linda até o estacionamento da General Sherman. Deixamos o motorhome por lá e fomos pela trilha até a General Sherman, o maior ser vivo do mundo! Uma árvore absolutamente imensa e linda. A triloha é curta e lindinha demais.





Cada "galho" da árvore é praticamente outra árvore

Queríamos muito fazer a Congress Trail, de 5 km, mas a tilha ainda estava com neve e o tênis da Lilica não era apropriado :-/ E o carrinho de $18 nãop aguentaria o tranco. Vamos ter que voltar.



Seguimos em busca de algum local para almoçar. Quero dizer, um local para estacionar, porque o almoço era em "casa" mesmo.

Ah, acho que esse estacionamento dá pro gasto! Rs

Seguimos e não sei mais os nomes dos lugares que paramos, só sei que era tudo incansavelmente lindo.









Fizemos uma cruva e pá! Essa neblina! Passamos rápido por ela!


O objetivo do fim do dia era encontrar vaga no Azalea Campground, que fica logo após o Kings Canyon Visitor Center e naquele dia as vagas eram por ordem de chegada. O Azalea fica bem no começo do Kings Canyon, que é o parque vizinho, mas na prática é tudo a mesma coisa. Por lá, a gente iria atrás, no dia seguinte, da General Grant, outra árvore gigante. Dá tranquilo para fazer no mesmo dia, mas a gente tinha tempo. Olha que luxo: tempo!

Deu certo! Chegamos e tinha vaga. Teoricamente, a gente precisaria ir ao Kings Canyon Visitor Center  para conectar na internet e efetuar o pagamento, mas, após muitas tentativas, desistimos (de pagar, não de dormir). Perguntamos para outras pessoas no camping, e eles só chegaram e pronto. Enfim.
Dormimos por lá. O camping é uma vaga, nao tem energia e nem água. 





Percorremos 139 km em 09h07m
Café da manha (estacionamento logo após a entrada por Three Rivers): F5P7+V9 Three Rivers, Califórnia, EUA
Giant Forest Museum: H67G+VW Three Rivers, Califórnia, EUA
Estacionamento da General Sherman: H7M2+W4 Red Fir, Califórnia, EUA
Azalea Campground (pernoite dentro do Sequoia National Parl): Grant Grove, CA 93633, Estados Unidos


Dia 9 - Kings Canyon Park

Geralmente, as pessoas fazem os dois parques, Sequoia e Kings Canyon em um dia, rapidinho, vendo as principais árvores. A gente fez devagar e ter tipo tempo de explorar o Kings com calma rendeu uma das paisagens mais espetaculares da viagem.

Mamãe tá falando do Hume Lake e seus arredores. E também das pequenas estradas para se chegar até lá, como a Hume Lake RoadHume Lake Road. Seguimos até o Hume Lake Day Use Area, onde tomamos café da manhã e passamos um tempo curtindo a beira do lago e toda a natureza em volta.

O caminho!


estacionamento do Hume Lake Day Use Area




Seguimos então para a direção do Hume Lake Activities Center, uma área com um camping, mini mercado, posto de gasolina. Uma região incrivelmente bela. Tipo Virgin River!

Me sentindo a própria Mel!





Daí, o rumo era seguir para a General Grant Tree, a sequoia gigante do Kings Canyon. Voltamos pela caminho que tínhamos ido, pois a saída do parque era pertinha do camping Azalea, que haviamos dormido, e também da General Grant Tree.


Entrada do Azalea Camping, onde dormimos, e placa da Giant Tree


Não tem jeito! É uma paração de carro toda hora! Isso é na beira da estrada, indo em direção ao estacionamento de onde começa a trilha para a General Grant Tree.
 



Giant Tree Parking Lot


A trilha que leva até à Giant Tree é curta e divertida, com árvores caídas, passagens por dentro delas. Divertido para adultos e crianças.

 

Passagem pelo interior de um caule gigante!

A saída!




Foi nossa última parada no parque. Seguimos para o campíng onde pernoitamos naquela noite, Island Park Campground.



Quando a gente resolveu fazer as reservas das pernoites nos parques, já não tinha quase mais nada com vaga! E por lá não pode fazer pernoite fora de camping. E foi na correria, reservando o que tinha, e sem ter muita noção de onde era o burburinho de cada parque e o que seria mais fluido no nosso roteiro que reservamos o Island Park Campground. O campíng é muito legal e lindo, voltado para pesac, mas totalmente fora de rota!


Bom, curtimos o caminho para chegar até lá e o local, na beira do Pine Flat Lake. Descansamos, ganhamos frisbee e jogamos. Foi um dia bem legal!




Percorremos 32,2 km em 04h25m
Café da manha: Hume Lake Day Use Area - Q3RV+V8 Hume, Califórnia, EUA
Hume Lake Activities Center: Q3PP+X3 Hume, Califórnia, EUA
Grant Tree Parking Lot: P2WG+RF Grant Grove, Califórnia, EUA
Island Park Campground (pernoite = $30 com ligação de energia): 32303 E Trimmer Springs Rd, Sanger, CA 93657, Estados Unidos

Os próximos dias estão no próximo post!!!
Beijocas. Mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário